Série Sul coreana All of Us are Dead – Todos nós estamos mortos – diverte com um misto de ação, comédia de humor negro e drama sobre sobrevivência em um Colégio de Ensino Médio.
Estudar no Ensino Médio lá na Coreia do Sul não deve ser nada fácil. Primeiro, porque o ensino é muito mais rígido e há um sistema de provas que elenca todos os alunos e se você fica nos últimos lugares, você está relegado a não fazer faculdade e terá os piores empregos e possívelmente o pior futuro pela frente.
Não fosse só isso, ainda há um sistema de bullying que é ignorado – ou incentivado até – por alguns professores e até pela direção da escola que acha que tudo o que acontece na escola deve ser resolvido pela escola, inclusive o tipo de bullying violento ou sexista que pode levar alunos até o suicídio.
É nesse contexto que acontece a história de All of Us are Dead, onde os zumbis são uma grande metáfora para esse sentimento de ser esmagado por um sistema violento e pouco humano.
Uma garota é mordida por um ratinho com um vírus zumbi. A partir daí, acontece aquilo que já conhecemos: o efeito dominó que transformará quase todas as pessoas em zumbis.
Não é difícil escutar os alunos pensando em desistir de tudo e que a situação caótica e infernal de agora é apenas uma continuação do que já havia antes mesmo do apocalipse acontecer.
Os alunos sobreviventes ficam presos em uma situação quase pior do que a outra e novamente, precisarão encontrar uma forma de sobreviver ou sair da enrascada.
Para conseguirem, terão que confiar uns nos outros, acreditar uns nos outros e colaborar mutuamente para que todos sobrevivam.
Mas isso não será fácil, até porque, no meio dos alunos normais, há outros que farão qualquer coisa para sobreviver, nem que para isso, seja necessário usar outro como escudo, reforçando o sistema de violência na qual estão inseridos, sem conseguir romper com ele.
Há até uma cena em que uma garota infeccta um garoto, só para não ter que pedir desculpas para ele.
Por fim, a história nos leva a pensar sobre nossas relações e, principalmente, nas relações que os alunos constroem num ambiente escolar que deveria garantir um sistema mais justo, igualitário e sem violência.
Cada personagem está em busca de um sentido para suas vidas, pois eles entendem que suas famílias talvez não tenham sobrevivido e que eles terão que enfrentar tudo sozinhos daqui para frente. Sem família, precisarão encontrar nos amigos, uma nova família; na amizade, uma aliança renovadora.
Nessa busca, a amizade entre eles, pode se tornar uma força e um motivo para viver, por isso, o final de All of Us are Dead é tão significativo (sobre isso irei falar mais tarde, então, se você ainda não assistiu, observe o alerta de spoiler abaixo).
Vamos aos personagens:
Há muitos personagens em All Of Us are Dead, até porque, estamos falando de uma escola apinhada de alunos e de seus parentes na cidade, entretanto, vamos abordar apenas os principais:
Cheong San (Chang Young Yoon):
Ele é um garoto apaixonado por On Jo, mas não consegue expressar esse sentimento. Ao invés de tratar bem a garota que ele ama, ele implica com ela.
Quando tudo acontece, seu principal objetivo é manter a garota que ama a salvo. Ele é destemido e é o principal herói dessa trama, pois enfrentará o principal vilão e terá a cena clímax do seriado que gerará muitos questionamentos sobre seu final. (Spoiler).
Nan On Jo (Park Ji-Hoo):
On Jo é filha de um bombeiro e por isso, possui as informações mais importantes sobre sobrevivênia, como, por exemplo, como criar um banheiro improvisado.
Ela aguarda que seu pai venha resgatá-la e acredita piamente que uma hora os alunos serão resgatados por uma força maior como o governo, o exército, seu pai…
Por isso, On Jo é idealista demais e sofrerá ao ver seus ideiais caindo por terra.
É apaixonada por Su Hyeok no início e não percebe que seu melhor amigo é apaixonado por ela.
Nam Ra (Cho Yi Hyun):
Inteligente e meio anti-social, ela é a presidente da sala e a aluna número um da escola. As pessoas não gostam muito dela e ela não faz questão de que gostem, mantendo-se calada e observante.
Entretanto, ela é uma das primeiras personagens que se dá conta de sua situação e que consegue romper com os papéis que lhe são dados pelo sistema.
Ela entende a importância da amizade e tem uma epifania no momento em que os alunos fazem uma fogueira. O símbolo da fogueira que, a priori, significa conforto e manutenção da sobrevivência é resignificado como a força de união e da amizade.
E o que realmente importa na vida de uma pessoa, são as relações que ela consegue construir nas diversas situações.
Ela é mordida por um zumbi e, por isso, o seu estado é sempre instável. Ela precisará demonstrar uma grande força de vontade para seguir seu destino sem que sua mãe, sua natureza ou a sociedade dite o que fazer.
Talvez seja a personagem mais incrível e apaixonante do seriado, pois ela não é idealista como Joon On, nem romantica como Cheong San, mas prática, realista, e ao mesmo tempo, profundamente densa.
Lee Su Hyeok (Park Solomon)
Ele já foi um bad boy, andava com os valentões da escola, mas acabou se apaixonando pela garota cdf da escola – Nam Ra – e portanto, consegue transformar seus hábitos a fim de tornar-se mais digno (assim ele pensa) de uma garota como ela, tornando-se um bom moço.
Por seu passado, ele é aquele cara que fica para trás, sacrifica-se pelo grupo e luta pela sobrevivência. É fisicamente superior os demais, por isso, sente-se responsável pela segurança de seus amigos.
Ele valoriza sua amizade com Cheong San e suas interações com ele são leves e engraçadas.
Apesar de ser bastante prático na hora de lutar e agir, não consegue tomar decisões racionais, deixando-se levar por suas emoções, principalmente, quando se trata de Nam Ra.
Yoon Gwi Nam (Yoo In So)
Antes do apocalipse zumbi, já era um bad boy, praticando bullying contra os mais fracos da pior forma possível. Quando o pior acontece, ele é um dos que se transforma em zumbi, mas sente-se confortável com o sistema já que só vive e respira a violência.
Assim, ele irá se tornará o revés de Nam Ra. Enquanto ela consegue romper com as regras do sistema e conter seus impulsos ele se utiliza disso para espalhar ainda mais violência.
Tem uma obsessão por Cheong San que lhe machucou um dos olhos. A partir daí, sua visão, cada vez mais pequena e focal, só consegue visualizar a vingança e o terror.
Eun-Ji (Oh Hye Soo)
Ela é uma vítima de um bullying muito específico: os valentões fazem um vídeo dela sem roupa e a ameaçam expô-la na internet caso não faça o que eles pedem.
Ela se resente e quase comete suicídio. A partir daí, repete mais de uma vez que o mundo está um inferno e que continua o mesmo inferno, nada mudou, desde que o apocalipse zumbi iniciou.
Como muitas vítimas de bullying, ela não consegue romper com o círculo de violência que ela sofre e passa a cometer violência gratuita também.
Ela não refrea sua nova natureza e passa atacar todos os que ela acha que são responsáveis pelo seu sofrimento.
Lee Yoo Mi (Lee Na Yeon)
É uma estudante que preza sua própria existência acima dos demais. Ela prefere atacar e infectar um garoto inocente e pobre antes de pedir desculpas a ele.
Por seus atos, ela perde completamente o sentido de viver e passa a ser atormentada por sua consciência pesada. Entretanto, como ela demora demais para buscar a redenção, talvez, não haja tempo para que possa fazer algo a respeito.
O final e as teorias para o futuro
———– Spoiler Alert —————– (Se ainda não viu o final, não leia abaixo:) —-
Para quem assistiu o final de All of Us are Dead e ficou com aquela pulga atrás na orelha, saiba que nós também já elaboramos mil teorias a respeito.
O que sabemos é Cheong San caiu no fosso do elevador do prédio em construção, mas seu corpo não apareceu. O que vimos é apenas a insígnia de On Jo que ele carregava.
Ele pode ter sobrevivido, já que caiu abraçado a Gwi-Nam e que foi o vilão quem recebeu a maior carga da explosão.
Como Gwi-Nam foi esfaqueado, derrubado do prédio algumas vezes, empalado e não morreu, duvido muito que ele tenha morrido. E se Gwi Nam estiver vivo, há uma grande chance de Cheong San também estar vivo.
Vejamos que é Nam Ra quem dá mais dicas dessa realidade.
No terraço da escola, vemos uma Nam Ra completamente refeita, sem cicatrizes, nem marcas da infecção, então, sabemos que ela andou comendo algo para conseguir sobreviver.
Nossa teoria é que ela percebeu que pode se satisfazer com o sangue dos zumbis, o que seria perfeito.
Ela também fala que há outros como ela por aí, então, imaginamos quem poderia ser?
Será que Cheong San é como ela?
Também sabemos que o governo está com Eun Ji fazendo experiências com a garota.
Uma das teorias possíveis é que o governo tentará utilizar essa mutação como uma arma e isso pode dar muito mal, o que seria um mote para uma nova temporada.
Também ficou bastante duvidoso o final do cientista maluco que inventou o vírus, o Professor Lee Byeong Chan ( Kim Byung Chun). Pois quando ele foi infectado, ele não se comportou como um zumbi comum.
Será que ele possui algum tipo de imunidade ou aplicou algo em si mesmo para garantir que não será afetado? Não sabemos, mas algo me diz que veremos esse personagem nas próximas temporadas.
Também temos personagens importantes que sobreviveram e que estão no centro de abrigo, como a vereadora e o detetive. Na certa, suas histórias irão continuar. Também, temos aquela garotinha que o detetive salvou e que pode ser uma assintomática, pois, como ela poderia ter sobrevivido sozinha, depois que sua mãe já havia se transformado.
Por que o exército resolveu isolar a garotinha dos demais sobreviventes? Qual a sua importância?
Nossa teoria é de que ela é um tipo diferente de zumbi evoluído.
On Jo percebe, no final, que não pode confiar uma força superior e que ela deve trilhar seu próprio caminho.
Por isso, não creio que ela ficará muito tempo no abrigo.
Nossa opinião, é que ela irá voltará ao colégio em busca de Nam Ra e Cheong San.
Com On Jo, os demais garotos sobreviventes, e isso incluiu Su Hyeok, irão acompanhá-la, como já ficou claro no final do episódio.
Uma coisa que não ficou clara com On Jo é o arranhão que ela levou da zumbi no início da primeira temporada. Até aquele momento, não sabíamos que poderia haver outros tipos de zumbi. Será que ela não foi a primeira zumbi evoluída?
Assim, são muitas as possibilidades para uma segunda temporada.
O que é certo, é que o governo não será capaz de manter a quarentena e que o vírus continuará se espalhando, pois lembre-se que um dos soldados falou que basta que um zumbi consiga passar a barreira para que tudo acabe. Creio que isso será explorado na próxima temporada.
Para concluir, lembramos que essa série é baseada em uma web-toon, então, pode ser que existam mais informações na sua predecessora.
Vamos aguardar e atualizar as informações que recebermos.