De médico e louco todo mundo tem um pouco. O velho ditado já nos alerta de que não estamos isentos de nossos problemas e traumas que carregamos por toda a vida. Às vezes, guardamos os nossos medos em um armário escuro que jamais iremos abrir, outras vezes, conseguimos superar e nossos traumas nos deixam mais fortes. Por essa razão, fizemos uma lista com 10 doramas que tratam de diferentes transtornos psicológicos.
Você vai colar no sofá, chorar, passar raiva, se apaixonar, enfim…. como somos humanos, não dá pra não nos identificarmos com alguns desses personagens interessantíssimos.
Deixemos de enrolação e vamos á lista:
It’s Okay to Not Be Okay (2020):
Este dorama segue a história de um escritora de livros infantis com transtorno de personalidade borderline e um enfermeiro que cuida de pacientes psiquiátricos. Ele costuma sair de seus empregos por causa de seu irmão que possui transtorno de personalidade do espectro autista. Ambos enfrentam seus próprios traumas e aprendem a lidar com suas condições enquanto se apaixonam.
Kill Me, Heal Me (2015):
Este dorama conta a história de um herdeiro de uma grande empresa que sofre de transtorno dissociativo de identidade (conhecido antigamente como transtorno de personalidade múltipla). Ele contrata uma psiquiatra para ajudá-lo a lidar com suas diferentes personalidades.
It’s Okay, That’s Love (2014):
Este dorama segue um psiquiatra e radialista sedutor que sofre de esquizofrenia e uma escritora que lida com transtorno de ansiedade e fobia de homens. Ambos se conhecem em um programa de rádio e após muitas discussões, passam a morar na mesma casa onde outras pessoas possuem problemas psicológicos. Ajudando um ao outro a lidar com suas condições, os dois acabam desenvolvendo sentimentos profundos.
Hyde, Jekyll, Me (2015):
Este dorama segue um homem rico que sofre de transtorno dissociativo de identidade. Ele tenta esconder sua condição enquanto se apaixona por uma cirurgiã que trabalha em seu parque de diversões. O problema é que sua outra personalidade também está apaixonado pela mesma mulher que ele.
49 Days (2011):
Este dorama segue uma jovem que sofre um acidente de carro e entra em coma. Ela quer muito voltar ao mundo dos vivos e viver sua vida que ela achava ser perfeita. A seu espírito é dado 49 dias para encontrar três pessoas que chorem por ela antes de ser permitido deixar o mundo dos vivos. O dorama aborda temas como depressão e suicídio.
My ID is Gangnam Beauty (2018):
Este dorama segue uma estudante universitária que se submete a cirurgias plásticas para se tornar mais bonita. Ela luta com sua autoimagem e confiança, enquanto também enfrenta o preconceito de outros alunos. Nesse processo, ela encontra um garoto que a conheceu antes de ter feito a cirurgia plástica e vai descobrindo que as pessoas podem se apaixonar pelo que ela é e não pelo que ela aparenta.
Hello, Monster (2015):
Este dorama segue um psicopata que ajuda a polícia a resolver casos de assassinato em série. O personagem principal lida com seu próprio passado traumático enquanto tenta encontrar o assassino em série. No meio disso, será ele capaz de desenvolver a capacidade de amar?
Just Between Lovers (2017):
Este dorama segue um engenheiro que sofre de transtorno de estresse pós-traumático após um acidente de construção que matou seu irmão mais novo. Ele se apaixona por uma arquiteta que também enfrenta seu próprio trauma após um acidente. Ambos terão que aprender a lidar com seus traumas e aprender a confiar em seus sentimentos.
Come and Hug Me (2018):
Este dorama segue a história de um serial killer que atormenta a vida de um jovem casal. O personagem principal sofre de transtorno de estresse pós-traumático após testemunhar a morte de seus pais quando era criança. Por esse fato, ele tem dificuldades em se abrir para seus sentimentos. Enquanto isso, ele precisa proteger a mulher que ama. Será que esse dorama terá um final feliz?
The Secret (2013):
Um homem busca a vingança, atormentado por sentimentos negativos em relação a uma mulher. A mulher, em questão, é presa e passa por situações traumatizantes. Com o tempo, ele descobrirá que ela é inocente. Por outro lado, ela terá que fazer escolhas difíceis para superar suas perdas e descobrir toda a verdade. Será que ambos conseguirão encontrar uma forma de vencer seus medos e amar novamente?
The Mask (2015)
Uma mulher pobre é forçada a viver a vida de uma mulher rica (igual a ela). Além disso, ela terá se casar com um homem que não conhece. Porém, este homem possui um forte transtorno de ansiedade, com fobia de germes. Depois de se casarem, ambos irão descobrir que contar um com o outro é a única forma de sobreviverem a seus desafios pessoais e problemas psicológicos.
Tomorrow (2022)
O grande campeão desta lista é um dorama que trata de ceifadores. Entretanto, ao invés de ceifarem vidas, esse grupo especial é designado para salvar a vida de pessoas que estão desesperadas e querem se suicidar. Tratando de diferentes tipos de traumas e problemas que levam uma pessoa ao limite, esse dorama nos ensina a compreender antes de julgar. E a salvar, antes de condenar qualquer pessoa.
Se quiser ler a nossa REVIEW sobre TOMORROW, clique AQUI.
Esses doramas abordam uma variedade de transtornos psicológicos, incluindo transtorno de personalidade borderline, transtorno dissociativo de identidade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e outros problemas emocionais. Alguns dos doramas são mais leves, enquanto outros podem ser intensos e emocionantes. Todos eles, no entanto, têm como objetivo principal sensibilizar o público sobre transtornos psicológicos e mostrar que, com tratamento adequado, as pessoas podem viver uma vida saudável e plena.
Embora os doramas possam ser vistos como entretenimento, eles também podem ajudar a diminuir o estigma em torno de transtornos psicológicos, educando as pessoas sobre as diferentes condições e mostrando que é possível viver uma vida plena e feliz, apesar das dificuldades. Além disso, eles também podem ajudar as pessoas a identificarem os sinais de problemas emocionais e a procurarem ajuda se necessário.
Então, se gostaram da nossa lista e das dicas de doramas, deixe um comentário. Qual dorama você mais gostou desta lista? Que outro dorama poderia fazer parte desta lista?