Ai, meu coração! Oh, dorama pra fazer a gente sofrer!!! Essa história é muito interessante, pois o personagem principal é também o vilão da história, sem nem saber. Até o Fim da Lua é um dorama chinês de época com um romance improvável entre uma imortal do bem que tem a infeliz missão de voltar 500 mil anos no passado para assassinar o Rei dos Demônios antes que ele se torne imbatível.
O Deus Demônio ou Jovem mestre dos demônios destruiu todas as seitas de imortais. Nenhum mestre ou deus foi capaz de detê-lo. Mas Susu, uma garota corajosa, conseguiu escapar viajando no tempo com a missão de assassiná-lo.
Porém, ao voltar no tempo, ela encarna em um corpo mortal da cruel Li XiWu, filha do general do império. E pasmem, o jovem mestre demônio é também um mortal, seu próprio marido, chamado Tantai Jin. Ele é um príncipe refém do reino vizinho e é destratado desde sua tenra infância.
Casar-se com a cruel Li XiWu não mudou sua perspectiva de vida, pois ela o humilha, e ainda o açoita todos os dias. Chega a deixá-lo ajoelhado no frio da neve incessante por três dias para que ele morra para assim ficar livre e poder casar-se com o sexto príncipe do seu reino, o homem que ela ama.
Quando Susu passa a ser XiWu ela também quer se vingar de Tantai Jin, pois ele matou seu pai e seu irmão no futuro (500 mil anos no futuro). É, parece confuso, usar um verbo do passado no futuro, mas é assim mesmo, gente.
Porém, ao ver tudo o que Tantai Jin sofre, ela começa a sentir pena e compaixão pelo seu marido e passa a perceber que ele se tornou cruel e malvado por conta de todas as agruras que vem sofrendo.
Depois disso, ela se torna sua protetora, porém, sem saber que ele vem desenvolvendo seus poderes malignos em segredo. Ele consegue conversar e dominar criaturas como corvos, pássaros e ratos. E vai usar seu poder para se vingar das pessoas que o afligem, porém, quando chega o momento de se vingar de Li XiWu, ele também hesita, percebendo que desenvolveu sentimentos pela mulher que mais o feriu.
O destaque desse dorama vai, é claro, para o nosso lindo demônio e pedaço de mau caminho Tantai Jin (interpretado por Luo Yunxi), um Deus Demônio que desperta uma vontade enorme de levá-lo para casa e niná-lo no colo (e beijar aquela boca linda!!!).
Você tem pena dele, e ao mesmo tempo se assusta com o poder que ele consegue manifestar.
Essa série seria perfeita não fosse por uma coisa: no meio da história, os personagens principais entram no sonho de uma criatura do rio e acabam vivenciando uma outra história de amor, em que ele não é mais o Deus Demônio e sim o Deus da Guerra, responsável por enfrentar e derrotar o misterioso Deus Demônio.
Sinceramente, achei que essa parte foi uma enrolação descarada e desnecessária para a história tão interessante, intensa e cativante sem precisar dessa segunda história, além de quebrar a linha de pensamento do telespectador.
Tirando isso, nos deleitamos com os muitos personagens (um mais lindo do que outro, devo dizer) e com o romance tão sofrido deste belo Deus Demônio e sua esposa.
Uma breve explicação sobre o título. Quando o Deus Demônio despertou como um demônio implacável, brutal, cruel e nefasto, ele destruiu todas as seitas e deixou todo o mundo imortal coberto por nuvens escuras, por isso, Susu não via a lua há muitos e muitos anos.
Quando ela retorna ao passado, ela repara no brilho belo da lua que não via há muito tempo. Então, Até o fim da Lua torna-se seu prazo para que ela consiga eliminar o Deus Demônio (o que vai se tornar uma missão perturbadora ao perceber o quanto ela o ama!).
Sofre, dorameira, sofre!