Na manhã desta sexta-feira, dia 05, a Coreia do Sul entrou para o Hall de países que se aventuram na órbita lunar com um foguete.
De acordo com o Ministro de Ciência e Tecnologia, o foguete Korea Pathfinder Lunar Orbiter (ou Danuri) foi lançado às 8:08 Am (Horário da Coreia).
O Instituto de Pesquisa Aeroespacial Coreano foi responsável pelo projeto do foguete.
Em acordo com a a agência espacial americana, o lançamento saiu do Cabo Canaveral de Flórida num outro foguete devenvolvido pela Companhia Americana Space X.
Depois de 40 minutos aproximadamente, o foguete coreano desvencilhou-se do americano para alcançar uma altitude de 1656 quilômetros.
Em seguida, fez o seu primeiro contato com a estação central apenas uma hora e meia depois.
O Ministro da Ciência confirmou o sucesso da missão do Foguete Danuri entrando em sua trajetória para a lua.
Danuri chegou à Estação Espacial na Flórida em 7 de julho e completou todos os checkups e preparações para o lançamento.
Em seguida, foi para a plataforma de lançamento na última terça Feira de manhã e elevado verticalmente perto das 3 horas da tarde (no horário da Koreia).
O foguete Danuri irá fazer uma trajetória energicamente eficiente chamada de “Transferência Balística Lunar” da Terra para a Lua.
Ou seja, esse método utiliza menos energia, mas demora mais para chegar ao seu destino final.
Se tudo correr bem, o Danuri irá entrar na órbita da lua em 16 de dezembro e chegar auma altitude orbital de 100 kilometros em 31 de dezembro.
Sua missão será de conduzir uma longa observação científica da lua.
Fonte:
http://world.kbs.co.kr/service/news_view.htm?lang=e&Seq_Code=171508
1 Comment
Comments are closed.