Você é minha Primavera – You are My Spring – é um dorama disponível na Netflix destinado a adultos, pois sua temática é bastante psicológica com algumas cenas fortes de investigação e assassinato. Apesar do tema investigativo, o dorama ainda traz um romance leve entre um psiquiatra e uma gerente de hotel.
A gerente de hotel se chama Kang Da Jeong e tem um trauma do passado. Sua mãe era constantemente espancada pelo seu pai alcólatra, enquanto ela e seu irmãozinho se encondiam. Enquanto isso, ela passa a ler e a admirar “O Gato Preto” de Edgar Allan Poe. O gato, no conto de Poe, depois de morto, mia para a polícia descobrir o corpo de uma mulher morta e prender seu marido assassino. Para ela, o conto é muito simbólico, pois o gato age para não deixar uma verdade ser encoberta.
Entretanto, sua realidade tão sufocante irá mudar, pois dias depois, a mãe irá fugir no meio da noite com os filhos.
Mas a menina Da Jeong percebe que há sangue na mão da mãe e deduz que ela pode ter assassinado o seu pai.
Anos depois, já com 34 anos, Da Jeong é uma competente gerente de hotel, mas é uma completa fracassada em seus namoros. Até seu amigo psiquiatra diz que ela é uma verdadeira imã de cafajestes.
O psquiatra em questão se chama Ju Young-Do. Ele está de mudança para o terceiro andar de um novo prédio e num encontro com a moradora do quarto andar – a Da Jeong – ele faz uma análise precisa, impressionante e um pouco amarga da vida da nossa gerente de hotel.
Ela fica muito irritada e até agressiva com ele e a princípio não consegue vê-lo com bons olhos.
Em seguida, esse psiquiatra encontra um homem que a Da-Jeong chama de STALKER. Como vocês devem saber, um stalker é um perseguidor, então, sabemos que ele tem perseguido a nossa protagonista por alguns dias e ela tem relutado em aceitar as investidas de CHOI Jeong Min, o stalker.
Young-do não gosta muito do stalker e gosta menos ainda depois que esse homem vai até seu consultório, onde ele o analisa e o diagnostica com Transtorno Antisocial (o sociopata).
Young Do irá desconfiar que Choi Jeong Min foi o responsável por um assassinato que aconteceu ali no terceiro andar e que ele está investigando, como consultor da polícia.
Ele alerta Da Jeong, mas ela não dá muito crédito pois acha que Young Do pode estar com ciúmes e depois de muitas cantadas, ela acaba indo a alguns encontros com Jeong Min.
Alguns dias depois, num encontro, ela começa a desconfiar de Jeong Min, quando o flagra tentando descobrir a senha do seu celular, sem a sua permissão. Depois disso, ela encontra em sua bolsa uma flor de papel que ele lhe tinha dado com o endereço de um desses cofres públicos e uma senha.
No cofre, ela encontra uma caixa de música com uma foto de quando ela era criança e também uma carta em que ele assume que assassinou várias pessoas.
No mesmo instante que Da Jeong está fazendo essa descoberta, Jeong Min pula de um prédio abandonado, é encontrado por Young-Do que presta os primeiros socorros, mas Jeong Min acaba falecendo.
O caso parece estar encerrado e todas as peças estão perfeitamente encaixadas. Até aparecer, dias mais tarde, um sócia do Choi Jeong Min. Esse sócia é Ian Chase, um médico psiquiatra americo-coreano que está na Coreia para um tratamento e está hospedado – adivinha onde? – no hotel de Da Jeong.
Então, através das memórias de Da Jeong e do próprio Ian Chase, iremos descobrir que ele é o irmão gêmeo de Jeong Min que foi adotado por americanos, enquanto o outro foi adotado por um pai violento e bêbado, exatamento como o da Da Jeong.
Entretanto, ficarão algumas perguntas no ar? Foi Jeong Min quem realmente cometeu todos os assassinatos? Quem é o irmão gêmeo bonzinho e quem é o psicopata? Qual é o interesse de Jeong Min e Ian Chase em Da Jeong? Poderá Young Do salvar Da Jeong? Ambos poderão se curar de seus medos de se relacionar e descobrir que se completam?
Quanto a essas respostas… deixarei você descobrir.
Você é minha primavera não é para qualquer um, isso posso dizer. Os diálogos são inteligentes e interessantes cheios de referência à literatura e ao cinema, pois Da Jeong é uma leitora voraz desde a infância e uma cinéfila de carteirinha.
Em Você é minha primavera, há pouquíssimas cenas de ação e o romance é bastante lento, o que pode aborrecer os dorameiros mais ansiosos, mas se você curte um dorama um pouco devagar, mas sagaz, esse dorama é para você! Eu achei as cenas de comédia bem peculiares e sem graça, mas, sabe-se lá! Sempre tem alguém que gosta.
Também achei o romance dos protagonistas um pouco ingênuo demais para a idade e experiências passadas dos personagens, mas parece que ambos estavam com medo de mergulhar em um relacionamento, por isso, até se justificam as ceninhas doces demais.
Por outro lado, damos um ponto extra para o título do dorama, já que, como os personagens possuem medos internos e passam por um longo inverno no quesito ‘relacionamentos’, a presença do outro em suas vidas será como a primavera para renovar e aquecer os corações temerosos.
Vamos ao Elenco:
Kang Da-Jeong – Seo Hyun-Jin (Dr. Romantic)
É uma gerente de hotel com muitos traumas internos. Ela não teve bons relacionamentos, como se repetisse a relação que sua mãe tinha com o pai. Tem medo de se relacionar e acabar se machucando novamente. Atuação excelente de Seo Hyung Jin.
Ju Young-Do – Kim Dong-Wook (Shooting Stars, Another Miss Oh)
É um psiquiatra com o dom de analisar pessoas apenas observando-as. Ele foi casado com uma atriz meio surtada e suicida. Mesmos divorciados, ela ainda o persegue. Ele parece ter medo de relacionamentos também, porque fez um transplante de coração que tem a validade de 10 anos. Por essa razão, ele tem uma grande vontade de viver muito e ajudar as pessoas a viverem também, com medo de que sua vida possa um dia acabar.
Chae Jun / Choi Jeong-Min – Yoon Park (Clima do Amor)
Geralmente, os nossos psicopatas ou antiheróis acabam roubando a cena nos filmes e doramas, o que pode ou não acontecer em “Você é minha primavera”. Acho que psicologicamente temos uma atração quase-involuntária por BADBOYS. Eles são mais intensos, apesar de serem frios e dissimulados. Coisa que não foi fácil para o nosso Yoon Park, com essa carinha fofa de anjo caído. Ele faz dois papéis, o do Investidor de Negócios Choi Jeong Min e do médico Ian Chase.
Ahn Ga-yeong – Nam Gyu-ri – (cantora e atriz, Bloody Romance)
Faz o papel de uma atriz suicida que teve uma péssima experiência no passado e conta com a ajuda de seu ex-marido, mais como psiquiatra do que como companheiro. Acaba grudando em Da Jeong, já que não tem amigos próximos.
É isso aí, para quem gostou dessa dica, deixe um comentário do que você mais gostou em Você é minha primavera.