Se você gosta de doramas mais tensos de assombração, vai adorar Fantasma (ou Revenant, em inglês).
A produção não é das melhores e os fantasmas poderiam ser mais assustadores, uma caprichada na maquiagem já seria bom. Porém, o que faltou de produção sobrou de interpretação da protagonista vivida por Kim Tae Ri, atriz de 25 21.
A nossa prota é uma estudante esforçada que trabalha duro e estuda com dedicação. Seu nome é Goo San-Young. Numa dia, ela recebe a notícia de que seu pai cometeu suicídio e, junto com sua mãe, vai até a casa de sua avó, onde ganha um enfeite de cabelo (uma relíquia antiga) que seu pai queria dar para ela.
O que ela não sabia era que junto com o enfeite de cabelo, um espírito vingativo iria se agarrar a ela.
A partir daí sua vida começa a dar uma virada para baixo.
Primeiro, algumas pessoas morrem ao seu redor. Em seguida, ela começa a ter terríveis visões e apagões do nada.
O professor universitário de folclore chamado Yeom Hae Sang é quem a avisa de que ela possui um espírito vingativo agarrado a ela.
Mas ela não acredita de prima, até que ela mesma começa a ver coisas estranhas através do espelho.
Quando sua vó é a próxima vítima da fantasma vingativa, ela resolve finalmente acreditar na palavra do professor que desde o início está tentando ajudá-la.
Na verdade, o professor universitário está atrás do fantasma, pois foi esse espírito que causou o suicídio de sua própria mãe. Depois desse trauma, quando encontrou o fantasma pela primeira vez, o professor passou a ter o poder de ver os fantasmas.
Para melhorar a situação, um amigo antigo de San Young é um detetive que irá investigar vários casos em que ela está se envolvendo.
Revenant é bem tenso e tem uma boa dose de suspense, mas como disse anteriormente, faltaram elementos como efeitos especiais e uma maquiagem melhor.
Uma sombra de uma garota despenteada não é lá muita coisa, vamos convir.
Porém, uma coisa interessante é a forma respeitosa com o qual os fantasmas e espíritos são tratados pelo professor de folclore que não joga todos os fantasmas em uma sacola só. Cada fantasma possui sua história e a forma como as coisas podem ser resolvidas vão divergir.
Deveríamos ter esse cuidado com a nossa cultura e com os ritos dos povos ancestrais da mesma forma que eles, afinal, a nossa riqueza cultural reside em conhecermos essas identidades e valorizá-las, ainda que não acreditemos.
Um outro detalhe importante em Revenant é a questão do suicídio. No dorama, as pessoas com depressão são suscetíveis à influência de espíritos suicidas. Então, veremos muitos casos de suicídio e até a protagonista chega a pensar se esta não seria a melhor saída. Dessa forma, fica o alerta para que pessoas com depressão e com ideias suicidas fiquem longe deste dorama, caso possa ser um gatilho para você.
Lembre-se que a vida é sempre a melhor saída.
Onde Assistir:
Assisti pela My Family Cinema, mas vou deixar outros links: