Que cidadezinha, por minúscula que seja, não possua um conto de terror que os anciãos não juram de pé junto ter realmente acontecido no passado? Um fantasma? Uma loira do banheiro? Uma noiva chorona? Um manicômio? Pois, esta é a história de Gonjiam, um Hospital Psiquiátrico na Coreia, repleta de misteriosas assombrações.
Existem muitas lendas que permeiam esse lugar e o prédio até inspirou o filme de terror Gonjiam: Hospício Assombrado, de 2018, digirido por Jung Bum-Shik.
O filme conta com os atores: Seung-Wook Lee, Ye-Won Mun e Ji-Hyun Park.
O local foi construído em 1992 para atender às pessoas da região que sofriam com transtornos psiquiátricos e problemas de abuso de substâncias entorpecentes.
Conta-se que por um problema na manutenção do esgoto, por falta de recursos financeiros, Gonjiam teve que encerrar suas atividades em 1996. Alguns boatos dizem que o diretor acabou cometendo suicídio por causa disso, mas há indícios de que essa história é mentira.
Abandonado, não demorou para que o lugar se tornasse um grande amontoado de instalações enferrujadas com o tempo, um perigo para qualquer um que ali se aventurasse.
Entretanto, isso não impediu que houvessem algumas invasões, o que se intensificou com o lançamento do filme, por isso, em maio de 2018, os donos mandaram demolir Gonjiam, que levou para os escombros suas histórias e lendas.
Desde a sua inauguração, os boatos de que os médicos psiquiatras faziam experimentos em humanos começaram a circular quando alguns residentes morreram no interior do hospício.
Os moradores ao redor intensificaram as lendas que surgiam dizendo escutar as vozes dos fantasmas loucos que estão à procura dos médicos ainda mais malucos que os torturaram até a morte.
Todas essas histórias pioraram quando o prédio encerrou suas atividades. Houve várias invasões em Gonjiam por pessoas que caçam esses tipos de histórias, sem ligar para as condições insalubres do local.
O Hospital ficava localizado nos arredores da pequena cidade de Gwangju, na Coreia do Sul.