Existe em Aokigahara, Japão, um bosque que é considerados um dos lugares mais assombrados do mundo. Conhecido por ser o “bosque dos suicídios”, há uma estatística de que este é o lugar de mais 500 almas que se suicidaram.
Sabemos que a taxa de suicídio é bem alta no Japão, especialmente entre os jovens. O sistema educacional é bastante competitivo que pode resultar em uma vaga das melhores universidades.
Por essa razão, há uma grande cobrança dos jovens para que sejam bons estudantes. E listas elencando os estudantes do início até o último parece ser bem cruel, principalmente para os últimos estudantes da lista que muitas vezes sofrem bullying ou com problemas cognitivos.
Essa pressão e preocupação sobre o futuro, pode fazer os jovens se desesperarem e praticar o suicídio.
Entre os idosos a razão quase sempre é a solidão. Já entre os adultos, o desemprego e problemas financeiros passa a ser a maior razão.
Em 2016, foram registradas no Japão, segundo relatórios oficiais, 21,8 mil mortes por suicídio, menor número em mais de duas décadas, entretanto, ainda é uma taxa elevada para os padrões internacionais.
Só para comparar, no Brasil, em 2018, foram registradas 12.733 mortes por suicídio, quase o dobro de 2016.
Mesmo aumentando o número de suicídio, a taxa do Brasil é bastante inferior ao do Japão, principalmente, considerando o número de habitantes. Enquanto no Brasil, temos um pouco mais de 200 milhões de habitantes, no Japão são um pouco mais de 126 milhões.
Assim, as autoridades japonesas não gostam da fama que Aokigahara possui, o de ser um bosque amaldiçoado em que muitos visitam para se suicidar.
O bosque do suicídios fica perto do icônico Monte Fuji e possui 30 quilômetros quadrados em uma região de solo composto pela lava escura enrijecida, depois da erupção do Fuji por volta do ano de 864.
Por ter uma vegetação muito densa e quase nenhuma vida animal, há um silêncio sepulcral no bosque dos suicídios que ajuda em sua atmosfera sombria.
Existe a lenda de faziam UBASUTE naquele local. UBASUTE era uma prática de abandono de idosos para morrer quando havia seca ou escassez de alimentos. Por isso, dizem que os fantasmas dos idosos habitam e assombram o lugar.
Fantasmas ou não, é comum a prática do suicídio nesse local, o que pode ser um problema grave de saúde pública no Japão. Por isso, as autoridades colocaram uma série de cartazes sobre o tema por todo o bosque e ainda há patrulha constante, além de cameras de seguranças instaladas.
O lugar já foi tema de filmes, inclusive Hollywoodianos, e outros programas de TV. Houve inclusive uma polêmica com um Youtuber que divulgou as fotos de uma suicida, o que passa da noção de limite.
Um péssimo local para se visitar se você estiver tendo um dia ruim, mas não deixa de ser curioso e sombrio saber que existe um bosque dos suicídios na terra dos japas.