Enfermeira Exorcista

Enfermeira exorcista

Depois de terminar esse dorama original NETFLIX, cheguei a conclusão de que há muita coisa faltando em Enfermeira Exorcista.

A história tem seus encantos, mas ao que me parece a produção não foi das melhores. Então aí vai a minha review:

Eu sempre acho que um bom roteiro deve valorizar o telespectador ao deixar-nos lacunas para que preenchemos com nossas imaginações, mas também uma lacuna não pode ser a fossa das marianas.

No tocante a história, você que assistir esse dorama, vai ficar se perguntando: mas como? Será que perdi algo? Vai ver pulei um episódio!

Foi essa sensação que me deu.

Ahn Eun Young é a nossa enfermeira exorcista que tem a habilidade de ver ‘geleias’ que, pelo que entendi, podem ser fantasmas, preocupações, ácaros que dão azar e outras coisas do mal. Ela tem uma espada e uma arminha de água que lança umas contas que destroem essas ‘geleias’.

Ela trabalha em um colégio e tenho que dizer que nunca vi um dorama de escola em que o personagem falasse tanto palavrão. Não é costume ver isso em doramas coreanos.

O primeiro episódio é bem legalzinho até, e vai aparecer uma besta geleia gigante que ela precisa combater com a ajuda do professor de caracteres chineses chamado Hong In Pyo, que tem um poderoso campo de força ao redor de si.

Bem legal até aí, só que então, os problemas começam.

Roteiro: what a fuck?

De repente, In Pyo sabe que Eun Young vê geleias e acredita nele. Não aparece o momento em que ela conta para ele, ele simplesmente sabe.

Então, começam as perguntas sem respostas: porque In Pyo tem o campo de força? Qual é o problema com ele? Quem foi o avô dele? O que o avô dele tem a ver com a história?

E aquela pedra do lago? Por que construíram um colégio sobre um lago amaldiçoado?

Simplesmente, as perguntas vão se acumulando a ponto de você pensar que perdeu alguma coisa pelo caminho.

Tudo bem aguçar a curiosidade do telespectador para que ele continue a ver a segunda temporada, mas o roteiro parece tão surtado que não consigo apostar numa sequência.

Efeitos ou Defeitos Especiais?

Deixando o problema de roteiro de lado, há outra coisa que incomoda e muito: Os efeitos especiais. Já vi muito dorama muito ruim com efeitos bem melhores. Primeiro, que ideia de ver coisas do mal em forma de geleia.

E não é uma geleia gosmenta, bizarra, apavorante, não.

Quando uma coisa do mal é destruída, ela libera pequenas geleias coloridas, muitas em forma de coraçõezinhos bonitinhos. Se a ideia era criar um humor negro, não sei se pegou, tenho minhas dúvidas.

Geleia do mal bonitinha

E qual é a da baleia sobrevoando o colégio? Non-sense tem alguns limites.

Por que (não) assistir Enfermeira Exorcista?

É preciso passar por muitas coisas para continuar a ver Enfermeira Exorcista, mas eu me esforcei para listar algumas coisas boas também.

Primeiro, o nosso opa Hong In Pyo, vivido pelo ator Nam Joo-hyuk, que é um gatinho fofo e querido que tem o poder de restaurar a aura da nossa enfermeira louca.

Hong In Pyo (ator Nam Joo Hyuk)

No início, ele tem medo dela porque ela parece uma surtada, mas depois se aproxima dela como amigo e chegamos a ter raiva dela por ignorá-lo tantas vezes e abandoná-lo sempre que ele precisa de ajuda.

A relação dos dois é bem bonitinha até, com direito a uma segurada de mão metafísica.

Outra coisa é a presença da nossa protagonista, Eun Yung, a enfermeira exorcista vivida pela atriz Jung Yu-mi, que fez o papel da grávida no filme Invasão Zumbi (Trem para Busan).

Eun Young – Enfermeira Exorcista (atriz Jung Yu Mi)

Ela faz bem o tipo surtada, louca, desesperada. Sua interpretação é o ponto mais forte da série, uma pena que a produção não a tenha ajudado.

Tripófobos: cuidado!

Existe uma série de comentários pela internet de pessoas portadoras de Tripofobia alertando os tripófobos que a série pode desencadear um ataque de pânico por causa de uma geleia enorme com uma porção de dentes na boa que parecem buracos.

Tripofobia : Medo de padrões com buracos.

Quem tem essa condição não pode ver certos padrões sem ser acometido por ansiedade e mal-estar.

Eu pensei que não era pra tanto, mas vai saber?!? Só na pele de quem tem tripofobia para saber, por isso, se você tiver essa fobia, é melhor tomar cuidado!

Se depois disso tudo, você ainda resolver assistir à série, melhor ver o trailer primeiro: