Hyun Bin é um dos atores coreanos mais famosos e no. 02 na pesquisa do Google por atores coreanos.
Nosso oppa só perde para nada mais, nada menos que Lee Min Ho, o queridinho absoluto de Meninos antes de Flores.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que Hyun Bin é um ator flexível, pois atua em comédias românticas como Jardim Secreto, filmes de Terror, como Rampant, e Trillher Psicológicos como The Negotiation.
Por conta de papéis bem diversos, podemos ver todo o talento desse ator já quase-quarentão, galante e lindérrimo.
Para quem adora esse ator, a boa notícia é que há muitos doramas dele na NETFLIX, a plataforma mais acessível – digamos assim – para nós dorameiros. Lembrando que no Viki, há muito mais doramas com ele.
Mas vamos parar de enrolar e ir direto para a bio desse ator e cantor Hyun Bin (sim, ele também canta!)
Esse quase-quarentão charmoso nasceu em 25 de setembro de 1982 como Kim Tae Pyung.
Debutou como ator no dorama Bodyguard em 2003 e fez outros trabalhos em 2004.
Mas sua fama viria mesmo em 2005, ao estrelar My Lovely Sam Soon (Minha adorável Sam Soon) ou My Name is Kim Sam Soon (Meu Nome é Kim Sam Soon) no papel de Hyun Jin-Hun, dorama que obteve um enorme sucesso, recebendo até prêmio.
Em 2006, nosso Hyun Bin estrelou seu primeiro filme como ator principal, o romântico “O Primeiro amor de um Milionário” (A Milionaire’s First Love) que retrata a mudança de um jovem mimado depois de se apaixonar profundamente por uma garota com uma doença terminal.
Por esse filme, ele recebeu o prêmio de ator mais popular no Baeksang Arts Awards de 2006.
Ainda em 2006, estrelou o dorama The Snow Queen, fazendo o papel de um protagonista sofredor apaixonado por uma garota rica, mimada e com sérios problemas psicológicos (Vai ver por isso que sofreu tanto…kkk!).
Depois em 2008, protagonizou The Worlds Wittin, no papel de Jung Ji-oh, o filho de fazendeiros pobres, que ama a mãe incondicionalmente.
Ele acaba se apaixonando por uma garota, cuja mãe tem problemas com jogos e homens.
No mesmo ano, protagonizou o filme I Am Happy, onde faz o papel de Man-Su.
Man Su é um homem com problemas psicológicos por conta da mãe demente e do irmão viciado em jogos. Ao ser internado no hospital, ele se apaixona perdidamente pela enfermeira.
Em 2009, interpretou o sociopata Han Dong-soo no dorama Amigos, nosso legado (Friends, our legend), papel que lhe rendeu muitos elogios.
No dorama Secret Garden (O Jardim Secreto), de 2010, fez o papel de um jovem rico (chaebol) que se apaixona por uma garota durona que faz o papel de uma dublê.
Por ela ser pobre e sem família (o pai dela morreu em um acidente salvando o nosso oppa), a mãe do rapaz, uma broaca de marca maior, não coopera com essa união.
Tudo vai ficar ainda pior quando os dois visitam um jardim secreto que faz o casal trocar de corpos, com muita confusão e romance pela frente. Esse papel rendeu ao nosso Hyun Bin muitos prêmios e fama.
Em 2011, nosso oppa estreou o filme Come Rain, Come Shine, em que faz o papel de um rapaz prestes a terminar com a namorada que ainda ama.
No mesmo ano, estreia o dorama Late Autumn (filmado nos EUA), no papel de um gigolô fugindo de um marido ciumento que se apaixona por uma mulher condenada por ter matado o marido violento.
O papel, nesse filme, rendeu ao oppa notoriedade internacional, principalmente na China, onde foi bem recebido.
Logo após, em 2012, Hyun Bin decide abandonar sua antiga agência e abriu, juntamente com a atriz Shin Min-A, uma nova agência de talento chamada O & Entertainment. Mais tarde, abriria uma outra agência sozinho.
Em 2014, lança seu primeiro filme épico chamado de The Fatal Encounter, onde interpreta o rei Jeongjo, (que na vida real foi chamado de Rei do Infortúnio) mas esse papel não foi bem recebido pelos críticos. Apesar disso, o filme em si, ganhou alguns prêmios na época e foi considerado um grande sucesso de público.
No ano seguinte, estrelou o dorama Hyde, Jekyll, Me, onde faz o papel de um jovem empresário com dupla personalidade, apaixonado por uma garota de circo.
Em seguida, em 2017, estrelou o filme Confidencial Assignment, onde faz o papel de Im Cheol-ryung, um oficial membro de uma equipe de investigação especial.
Esse filme de suspense e com muita ação, se tornou o grande sucesso de 2017 na Coreia do sul.
Hyun Bin foi elogiado por suas sequências de ação.
No mesmo ano, nosso oppa fez outro filme de ação e suspense que emplacou no cinema, o The Swindlers, onde faz o papel de um golpista chamado Hwang Ji-sung.
Em 2018, Hyun Bin fez o papel do antagonista vilão e sociopata pela primeira vez no suspense policial The Negotiation.
Nesse filme, nosso Oppa contracena com Son Ye Jin, com quem iniciaria um namoro.
No mesmo ano, também estrela o sucesso de bilheteria Rampant, no papel de um príncipe que precisa resgatar a Coreia de um surto de zumbis.
Para piorar, ainda há os políticos corruptos que querem destruir o povo para seu próprio bem e poder.
Em seguida, ainda no mesmo ano, estrelou o dorama Memórias de Alhambra que mistura suspense, ação e romance em um sucesso de público.
Esse dorama tornou-se décimo quinto drama coreano mais assistido, em um papel que lhe rendeu elogios.
Em 2019, estrelou o dorama Crash Landing on You (Pousando no amor). Nele, Hyun Bin interpreta Ri Jeong-hyeok, um militar norte-coreano.
Ele encontra encontra uma paraquedista sul-coreana (interpretada por Son Ye Jin) depois que ela foi atingida por um tornado.
Por sua atuação, nosso oppa foi elogiado e o dorama tornou-se um grande êxito de audiência e queridinho de muitos dorameiros.
Em 2020, interpretou um agente do serviço secreto no filme The Point Man em que contracenou com Hwang Jung-min.
O filme é baseado na real crise dos reféns no Afeganistão em 2007.
Com essa respeitável carreira, percebemos que Hyun Bin emplacou vários sucessos de crítica e de público e por isso tornou-se imortal nos corações das dorameiras.
Já que é quase impossível entrar no mundo dos doramas sem ter passado por algum trabalho do nosso oppa sem se apaixonar por sua atuação.
Infelizmente, para nós fans dorameira, nosso oppa acabou se casando com a atriz Son Ye Jin, com quem contracenou em The Negotiation e em Pousando no Amor.
A cerimônia aconteceu em 31 de março desse ano, deixando o hall dos quase-quarentões (ele tem 39 primaveras) sul-coreanos que ainda são solteiros (Ai, ai).
Bem, unnies, é isso! Beijo do Hyun Bin.