The promised Neverland ou – Yakusoku no Neverland – é um anime japonês do gênero terror/suspense que se passa em uma realidade possivelmente distópica.
É baseado numa série de livros de mangá com o mesmo nome.
A história centra-se nos personagens de Emma, Ray e Norman. Os três são órfãos quase em seus doze anos que vivem em um orfanato que está a cargo de uma mulher chamada Isabella. Porém, as crianças (ao todo 37) a chamam de Mama, pois ela os trata como seus filhos.
O orfanato é perfeito para os garotos, pois há boa comida, uma grande área para brincar, roupas limpas e uma mulher que os ama como cuidadora.
Porém, esse mundo perfeito está prestes a ruir, pois não passa de uma grande e doce mentira.
Numa noite, uma das crianças mais ‘lerdinhas’ chamada Cony de 6 anos está sendo adotada.
A menina acaba deixando para trás o seu coelhinho.
Incentivados por Ray, Emma e Norman vão atrás da Mama e de Cony, para além de um portão, por onde eles são proibidos de passar.
Lá, eles descobrem aterrorizados que a pobre Cony foi morta e seu cérebro servirá de comida para criaturas demoníacas que são os verdadeiros mantenedores do orfanato.
Mama é apenas uma facilitadora e aliada das criaturas que mantém o orfanato como se fosse uma ‘fazenda’, onde os cérebros são cultivados para seu consumo.
Quanto mais inteligente a criança for, mais precioso é o cérebro.
Os mais inteligentes são mantidos vivos até os 12 anos quando são coletados para “Ele”, uma criatura que é o líder de todos os outros.
Infelizmente, não saberemos quem é “Ele” nesta primeira temporada de The promised Neverland.
Ao descobrirem a verdade, Emma e Normam ficam traumatizados, mas logo começam a planejar uma fuga.
O orfanato fica no centro de um grande campo que é rodeado por floresta e por uma cerca.
Transpondo a pequena cerca, os garotos descobrem que há uma enorme muralha rodeando todo o lugar.
Enquanto tramam a fuga, descobrem que Ray já sabia de tudo o que estava acontecendo.
Ao insistir que fossem atrás da Cony, Ray quis que eles descobrissem a verdade, mesmo arriscando seu plano.
Sim, Ray tem um plano secreto que só descobriremos no último capítulo.
Ao verem que precisarão de muita ajuda, os garotos começam a treinar as crianças mais novas, através de brincadeiras como pega-pega, para deixá-los mais ágeis e espertos.
Para piorar a situação, Mama começa a desconfiar de Emma, Norman e Ray e uma nova assistente chamada irmã Krona irá aparecer para vigiá-los ainda mais.
A série supreende a cada episódio e acaba te prendendo de um jeito espetacular. Até eu, que nunca fui muito fã de animes, fiquei fascinada e pregada na tela até o último episódio.
Haverá muitos plot twists, traições, espionagem e planos fracassados de fuga em The Promised Neverland. E ainda muitos mistérios, pois a série só exibiu a ponta do iceberg. Sabemos que o ano é depois de 2015, mas não sabemos exatamente em que tempo estamos.
Outra coisa é a clara relação com Peter Pan, afinal Neverland (Terra do Nunca) é a terra de Peter Pan que é uma criança que não quer crescer.
Já nessa Neverland, não é dada a chance para que essas crianças cresçam, pois são coletadas antes de completarem 12 anos.
>>>>> Spoiler alert (pule essa parte se ainda não chegou ao fim da primeira temporada) <<<<<<<
Não sabemos se há humanos além do orfanato, nem se o mundo em que eles vivem é o mesmo de agora.
Não sabemos que são essas criaturas: se são demônios, aliens ou humanos modificados.
São sabemos quem é “Ele”, a criatura que manda em todos os demais e quem recebe os melhores cérebros.
Nem mesmo sabemos o destino de Normam que sumiu e foi dado como morto, embora eu duvide muito disso.
O que será das crianças que permaneceram no orfanato?
O que irá acontecer com a Mama agora que ela falhou em sua missão de vigiar e controlar o orfanato (ou fazenda n. 3)?
O que acontecerá com as outras crianças nas outras fazendas?
O que as crianças que fugiram irão encontrar além da floresta?
São questões que ficaram para as próximas temporadas de The Promised Neverland que vou aguardar com grande ansiedade.
>>>>>>>> Fim do Spoiler Alert <<<<<<<<
Agora vamos conhecer os personagens de The Promised Land:
Emma
É uma garota muito ágil e forte fisicamente. Ela é inteligente, não tanto quanto Norman ou Ray, mas é uma líder nata, por gostar muito das crianças e ajudar a Mama a cuidar de todos.
Seu ponto fraco é a ingenuidade. Ela quer salvar a todas as crianças, mesmo que essa seja uma tarefa impossível. Coloca a emoção sobre a razão o que a impede de tomar decisões radicais. Visa as outras pessoas à sua própria sobrevivência: uma altruísta nata.
Norman
É o mais inteligente de todos. Não é tão forte ou ágil, mas possui uma mente afiada e dotada de lógica. É apaixonado por Emma, por isso, acaba concordando com ela na maioria das vezes. Também é altruísta, o que chega a nos dar raiva. Fará qualquer coisa para proteger Emma e os demais.
Ray
É cético, inteligente e meio egoísta em algumas ocasiões. Entretanto, gosta muito de Norman e Emma e faria qualquer coisa para protegê-los, inclusive sacrificar a si próprio. É contra o plano de Emma de salvar a todas as crianças, preferindo salvar apenas Norman e Emma. Incluindo, talvez, Gilda e Don.
Don
É o maior garoto do orfanato, mas não é tão inteligente quanto Norman ou Ray. Ele tem muitos ciúmes de Norman, por ele sempre conseguir encontrar todo mundo nas brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega. Tem um grande carinho por Cony, por isso, tomará algumas decisões precipitadas ao descobrir que Cony foi assassinada.
Gilda
Ela é quietinha e misteriosa. É a melhor amiga de Emma. Entretanto, ela se sente excluída porque Emma está sempre com Norman e Ray. Por isso, ela acaba se aproximando de Don.
Mama (Isabella)
Ela é a cuidadora do orfanato. É muito amorosa com todas as crianças e trata a todos como se fossem seus filhos, mas sabe ser bem assustador às vezes. Tem um segredo e uma relação um pouco estranha com Ray, que só iremos compreender concretamente no fim da primeira temporada.
Apesar de ser uma vaca, por ser aliada das criaturas demoníacas, chegamos a sentir pena dela, ao descobrirmos tudo o que ela sofreu para se tornar a mama.
Irmã Krone
É uma assistente da Mama, mas tem uma agenda própria, pois quer se tornar a próxima mama e para isso, ela é capaz de trair e se aliar aos garotos, por isso, não é uma pessoa confiável.
No fim, a história de The promised Neverland gira em torna da mesma questão: você seria capaz de se sacrificar pelo outro, ou se aliaria aos que oprimem para sobreviver?
De qualquer forma, a resposta nunca é simples e vem com um alto custo.
E você? O que faria nessas circunstâncias?