A história Mr. Sunshine – Um raio de sol pode ser um pouco confusa com a quantidade de personagens que há nesse dorama. Mas vou tentar descrever o que eu compreendi dessa dimensão político-histórica.
Um garoto escravo chamado Choi Yu Jin vê o pai sendo espancado até a morte. Em seguida, sua mãe o ajuda a fugir e mais tarde ela irá pular em um poço para escapar de ser amante de um nobre. Yu Jin então precisa escapar para salvar sua vida. Caçado, ele pedirá auxilio a um oleiro chamado Hwang. Na verdade, o oleiro é o líder do Exército dos Justos, um grupo de guerrilheiros justiceiros que visa proteger Joseon, principalmente, da influência japonesa.
O Oleiro pede a um missionário americado que leve o garoto para os Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, o garoto Yu Jin sofrerá muito nas ruas americanas como um estrangeiro asiático, mas irá entrar para a marinha americana onde se tornará o respeitado capitão Eugene Choi.
Anos mais tarde, Eugene será enviado a Joseon (Coreia no final da Era Joseon) como Cônsul Interino, a fim de mediar as relações com o imperador – na verdade, sua missão é colocar o exército americano no território coreano para impedir a investida japonesa na área.
Joseon está passando por severas transformações com a abertura de seu comércio para os estrangeiros. O Japão, a Rússia e os Estados Unidos estão muito interessados em Joseon, pois é um caminho para chegar até China e posteriormente para a Rússia, com quem o Japão está em um curso de guerra.
Por isso, o Japão está muito focado em financiar a ferrovia que irá atravessar o país, enquanto os Estados Unidos está interessado em mandar seu exército para o local para mediar a situação e expandir seu domínio no lugar, enquanto a Rússia quer manter Joseon atrasada em sua evolução, e assim atrapalhar a investida japonesa.
Dessa forma, todas as nações estão interessadas em Joseon por motivos egoístas e cabe ao imperador pensar no que é melhor para a nação, o que não será muito fácil, já que o Japão exerce cada vez mais uma maior influência na política interna e externa do país na figura de Lee Wan Ik, um político corrupto pró-japão que só pensa em seu lucro próprio.
Lee Wan Ik foi responsável pela morte dos pais da nossa protagonista no passado e será o principal vilão dessa história, mas não o único e nem o mais nojento.
Hanseong, a capital da Coreia da Época, está infestada de estrangeiros e qualquer coisa é motivo para desencadear conflitos entre eles.
Insatisfeita com essa situação, a nobre jovem chamada Go Ae-Sin, nossa protagonista, está sempre atenta a tudo o que acontece como uma ávida leitora dos jornais. Seu avó quer impedir que ela seja politizada, querendo casá-la o mais rápido possível. Entretanto, o noivo de Ae Sin foi para o Japão. Por essa razão e vendo a determinação de sua neta Go Ah San pede ao caçador Jang que a treine.
Ela treina avidamente e se torna uma excelente artilheira, fiel aos ideais do Exército dos Justos.
Em uma noite, ela recebe a missão de matar um estrangeiro que está tentando vender um documento que roubou do imperador. Era uma carta de crédito que endereçava 100 mil wones (que na época era muito dinheiro) para uma conta que seria enviada à Russia para que o exército russo protegesse a Coreia. Então, se essa informação fosse vendida ao Japão, a Coreia estaria em sérios problemas, sendo uma colônia japonesa.
Entretanto, quando Ae-Sin vai matar o canalha estrangeiro, um outro atirador aparece, vestido igual a ela, com terno e máscara preta. Momentos depois, os dois se cruzam, já com roupas normais. Entretanto, eles sentem o cheiro da pólvora um no outro. É quando Ae Sin descobre que aquele cavalheiro é, na verdade, Eugene Choi, o consul americano e ela, a mais jovem nobre de uma família poderosa.
Ae-Sin não sabe se ele é aliado ou inimigo, mas como ele não manda prendê-la, já que é o investigador da ocorrência, ela o toma como um camarada. Entretanto, dias depois, quando é parada pelo exército americado por causa do roupo de rifle americano, ela irá descobrir que ele não é um camarada do Exército dos Justo e tem uma agenda própria dentro do território coreano.
Assim, os dois irão trocar farpas no início, mas aos poucos, verão que podem ser aliados, pois possuem quase sempre, os mesmo ideais.
Entretanto, ela não sabe da origem de Eugene Choi e isso poderá se tornar um problema já que ela é uma nobre.
Além disso, aparecerão outros personagens que irão incorporar essa história, como o espadachim Gu Dong Mae, líder da Sociedade Musin na Coreia, um grupo de espadachins coreanos que estiveram no Japão e estão a serviço do Ministro Japonês, a princípio.
Entretanto, Gu Dong Mae é apaixonado por Ae-Sin, pois, no passado, quando era um menino açougueiro e estava sendo procurado, a menina o salvou da morte certa.
Por isso, ele arriscará qualquer coisa para protegê-la. (Que oppa lindo esse Gu Dong Mae, meu ship favorito é ele com Hina!!!)
Gu Dong Mae é temido pelo povo das ruas, pois sabem que ele é violento e sem escrúpulos, pois é como um gangster, mas seu amor por Ae Sin o levará a tomar decisões importantes. Ele não gosta de Eugene quando percebe que Ae Sin gosta dele e menos ainda de Kim Hui-Seong, o noivo de Ae Sin que volta do Japão e fica hospedado no Hotel Glory, onde também está Eugene.
Hina Kudo, a dona do Hotel Glory onde muitas situações ocorrerão, é também uma das personagens mais importantes dessa história. Ela é uma antiheroína curiosa. No início, achamos que ela será uma dessas nojentinhas fúteis que só atrapalham o romance dos protagonistas, mas não é assim que acontece. Embora ela esteja interessada romanticamente em Engene, a dona do Hotel possui interesses próprios na situação política da Coreia.
Publicamente, é bom para seu negócio a quantidade de estrangeiros vindo para o país, pois quase todos ficam hospedados em seu hotel.
Entretanto, sabemos que ela é uma aliada do Vice Ministro Lee Jeong-Mun, que quer proteger o imperador e Joseon da influência japonesa.
Ela também é filha de Lee Wan Ik, a quem odeia e teme, mais do que tudo. Entretanto, não saberemos inicialmente o que realmente aconteceu entre pai e filha. O que sabemos é que a mãe dela está desaparecida e que o pai, casou a filha com um japonês, a quem possivelmente ela matou envenenado.
Por essa razão, ela será uma aliada de Eugene e Ae Sin em diversas ocasiões, ainda que diga que não.
Outro inimigo – só que não – é o noivo de Ae Sin chamado Kim Hui Seong que é o neto de Kim Pan-Seo, que foi o responsável por matar os pais de Eugene.
Por essa razão, Eugene e Kim Hui-Seong não irão se dar bem no início, principalmente quando o Kim Hui-Seong se apaixona por Ae Sin e faz algumas investidas infrutíferas para conquistá-la. Entretanto, o atrapalhado e viciado em jogos Kim Hui-Seong será útil em algumas ocasiões pois, apesar de tudo, é uma pessoa justa.
Mais tarde, Hui-Seong irá abriu um jornal e será o responsável por informações vitais sobre os feitos dos japoneses em solo coreano.
A irmã de Do -Mi – menino que trabalha na legação americana – chamada de Su-Mi, babá na casa do Americano assassinado por Eugene no início da história, também terá alguma importância, já que pode estar com ela o documento que todos procuram.
O caçador Jang, mestre de Ae Sin também tem uma história própria, pois ele era um jovem que viu seu pai ser morto durante uma guerra com os Americanos. Ele tem uma queimadura na mão que o lembra do ocorrido. Ele é o responsável pelo tiro que aleijou Lee Wan Ik, e sua esposa também terá vital importância para insuflar os corações dos rebeldes coreanos contra os japoneses.
Apesar de ser um pouco confuso no início, Mr. Sunshine acaba capturando o interesse dos telespectadores com o romance sedutor dos protagonistas e as trigas políticas que envolvem a história.
Com diálogos sutilmente doces, os dois irão desenvolver uma bela química, por isso, torcemos e sofremos com esses dois.
A cenografia de Mr. Sunshine é belíssima, principalmente, com a imagens computadorizadas da América no fim do século XIX no início do dorama e as cenas de guerra.
Outra coisa que encanta o telespectador é a trilha sonora, principalmente a triste canção-tema de Eugene, The Day, interpretada por Park Hyo Shin, a canção-tema de Ae-Sin, Sad March, interpretada por Elaine e a doce canção do relacionamento dos dois Sound interpretada por KLee Su Hyun.
Para escutar toda a trilha sonora do dorama, assista ao vídeo abaixo:
Agora vamos ao Elenco:
São tantos personagens, que escolhi falar somente dos principais:
Eugene Choi /Choi Yu Jin (Lee Byung-Hun, Round 6, Iris)
Nascido em Joseon, ele se considera mais americado do que coreano. É consul interino dos Estados Unidos e Capitão da Marinha Americana.
Go Ae-Sin (Kim Tae-Ri, 25 21)
Tem uma vida dupla. Nobre de uma família poderosa e tradicional de Joseon. Tornou-se artilheira do Exército dos Justos. Visa proteger Joseon da influência japonesa.
Gu Dong-Mae (Yoo Yeon-Seok, Hospital Playlist)
Espadachim coreano que passou a juventude no Japão, tornando-se o líder da Sociedade Musin, ligada ao Ministro do Japão. Apaixonado por Ae Sin, fará de tudo para protegê-la.
Hina Kudo (Kim Min-Jung, The Devil Judge, Man to Man)
Dona do Hotel Glory, progressista e com interesses de negócio na situação coreana. Entretanto, está ligada ao vice-ministro e pode ser uma de suas agentes. Filha de Lee Wan Ik, por quem nutre ódio e medo profundo.
Kim Hui-Seong (Byun Yo-Han, Cidade das Estrelas)
Noivo de Ae Sin e neto de Kim Pan-Seo, assassino do pai de Eugene.
Lee Wan Ik (Kim Eui-Sung)
Político Coreano pró-Japão com interesses escusos e egoístas. Pai da Dona do Hotel Glory, Hina Kudo.
Do -Mi (Ko Woo-Rim)
Depois que Eugene salva sua irmã, ele passa a trabalhar no Consulado Americano. Ele será o professor de coreano para Eugene.
Su-Mi (Shin Soo-Yeon)
Ela foi babá na casa de um americano. Em seguida, irá trabalhar para o Hotel Glory onde terá participação importante na história.
Go Ae-Sun (Park Ah-In)
Prima de Ae-Sin e uma nojentinha viciada em jogos. Entretanto, ela também tem uma história triste. Ela é casada com um pró-japonês que a humilha e a maltrata por ela não poder ter filhos.
Caçador Jang (Choi Moo-Sung)
No passado, viu seu pai ser morto durante a guerra com americanos. O governo abandonou todos os prisioneiros de guerra e portanto, ele tem ressentimento contra o imperador e Lee Wan Ik. Foi ele quem treinou Ae-Sin e é um membro importante do Exército dos Justos.
Oleiro Hwang (Kim Kap-Soo)
No passado, ele ajudou Eugene a fugir da Coreia. É o líder do Exército dos Justos e ligado ao Ministro Lee Jeong-Mun.
Lee Jeong-Mun (Kang Shin-Il)
Ministro fiel ao imperador e a Joseon. Ele é o articulador do Exército dos Justos.
Imperador Gojong (Lee Seung-Joon)
Em Mr. Sunshine, Gojong parece ser um imperador com bons ideais, mas está em uma saia justa com o Japão. Entretanto, ele também parece ter uma fixação persecutória, por isso, é um pouco desequilibrado.
Takashi Mori (Kim Nam-Hee)
No passado Mori foi um colega de Eugene, mas quando se reencontram, ele mostra sua verdadeira face: um psicopata japonês disposto a tudo para humilhar e destruir os coreanos.
Esses são os principais personagens dessa história incrível baseada em fatos que realmente aconteceram, entretanto, há muitos outros para você se apaixonar. E se ainda não se convenceu a ver esse dorama espetacular, assista ao trailer abaixo: