Fadas da Limpeza – Por agora, limpe com Paixão

Devo confessar que eu hesitei muito a assistir esse dorama, porque o nosso opa principal não é assim aquela beleza em pessoa e nós podemos ser muito exigentes e superficiais quando escolhemos o que assistir, mas “Fadas da Limpeza” ou “Por agora, limpe com paixão” excedeu, e muito, as minhas expectativas.

Acho que até o momento, foi o dorama que mais arrancou gargalhadas em mim e as cenas românticas são muito bonitinhas até. E é claro, nesse dorama, o destaque vai para a nossa unnie Kim Yu Jeong (a mesma atriz do belíssimo “Moonlight drawn by clouds”, Luar coberto pelas nuvens).

Então vamos lá!

A história de Por agora, limpe com paixão

 

O roteiro do nosso dorama segue a vida de Jang Sun Gyeol (interpretado Yoon Kyun Sang) que é rico, herdeiro de um grupo de empresas e CEO de uma empresa de limpeza.

Sun Gyeol é germofóbico num nível CSI, pois tem uma série de aparatos para verificar o nível de sujeira e bactéria, então, você já pode imaginar o quanto os funcionários dele sofrem, né?

Fadas da Limpeza

Ele mantém uma empresa chamada ‘Fadas da Limpeza‘, com uma série de opas gatos que chamam a atenção da mulherada. E um bônus dessa história é conhecer um pouco da vida desses opas, suas paixões, suas dificuldades e problemas.

Sun Gyeol
Sun Gyeol

Do outro lado, temos a nossa divertida Gil Oh Sol (Kim Yoo Jung, que já comentei), que é relaxada e desleixada. Ela trabalha em vários empregos temporários, mas seu sonho é trabalhar no escritório de uma empresa.

Depois de uma série de mal sucedidas entrevistas, ela acaba sendo admitida na ‘Fadas da Limpeza’. O problema é que ela já conhece o CEO, Sun Gyeol, pois ela derrubou uma lata de lixo sobre o limpíssimo carro dele e está lhe devendo 3500 won.

Gil Oh Sol
Gil Oh Sol

Aí começam as cenas mais hilárias que já vi. Por que Oh Sol é meio porquinha e Sun Gyeol se escandaliza com o comportamento dela. A cena em que ela bebe e arrota no carro dele é impagável.

Irritado com Oh Sol, Sun Gyeol fica completamente obcecado com a funcionária, mas logo percebe que, por ironia, ela é a única pessoa que ele pode tocar. Lembrando que ele não toca em ninguém sem usar uma luva, por que tem medo de ser contaminado.

O passado de Sun Gyeol

 

Com o passar da história, nós entendemos porque Sun Gyeol é do jeito que é. Acontece que ele é o filho único de uma mãe solteira, o que lá na Coreia parece ser algo muito problemático.

Como ela era jovem e bem despreocupada, a mãe dele viaja para os EUA e deixa o menino a cargo do seu avô, um homem odiável que tortura o menino dizendo que ele está sujo.

Sun Gyeol sendo torturado pelo avô

O menino então coloca na cabeça que sua mãe não virá enquanto ele estiver sujo e sua obsessão com limpeza tem início.

Mesmo na vida adulta, o avô de Sun Gyeol continua o torturando psicologicamente, mas agora, ele é forte o suficiente para retrucar o avô e rejeitar a mãe que a todo custo quer fazer parte de sua vida novamente.

Ao mesmo tempo, aprendemos que Oh Sol perdeu a mãe há seis anos em um acidente que envolve o avô de Sun Gyeol e o morador da cobertura de seu prédio, o nosso coadjuvante bonzinho apaixonado.

Só mais tarde, entenderemos realmente a trama que envolve o acidente da morte de sua mãe, mas sabemos que isso terá um grande impacto para a história desse casal tão díspar.

Por que assistir “Por agora, limpe com paixão”

 

O nosso opa Yoon Kyun Sang, como falei, não se destaca como outros atores de marca maior, assim como Lee Min Ho ou Ji Chang Wook e no início do dorama, ele até nos causa ojeriza para quem assiste o show com sua personalidade irritante e arrogante.

Entretanto, com o passar do dorama, até começamos a achar ele bonitinho e, se passarmos por esse crivo superficial, com certeza nos encantaremos com a história de “Por agora, limpe com paixão”.

Oh Sol e Sun Gyeol

A comédia é o ponto forte desse dorama, pois temos dois opostos relacionando-se: um homem extremamente asseado e uma mulher meio-porquinha, formando um casal adorável.

Oh Sol sendo salva por Sun Gyeol

O romance demora um pouco a acontecer no dorama, mas temos algumas cenas que nos fazem suspirar, como aquela em que Sun Gyeol salva Oh Sol de cair de uma escada enorme, ou a que ele se joga sobre ela no sofá.

O título

 

Outro ponto forte é o nome do dorama “Por agora, limpe com paixão”.

No início, achei que era um nome muito chinfrim que não chama atenção e que pouco colabora para a história. Eu até cheguei a pensar que “Fadas da Limpeza” seria um nome bem melhor.

Entretanto, se pensarmos no motivo principal do dorama, o título passa a fazer muito sentido.

Cenas fofas e românticas

O pai de Oh Sol trabalhou com limpeza toda a sua vida e não quer ver sua filha trabalhando com limpeza. Oh Sol também não queria trabalhar com limpeza, sonhando em trabalhar em um escritório.

Contudo, ela irá descobrir que se sente plena no exercício da limpeza. Ela se sente útil e encaixada, e passa a ‘querer’ fazer aquele trabalho mais do qualquer outra coisa.

Fadas da Limpeza

Engraçado como isso nos faz pensar sobre esse ofício. Por que temos tanto preconceito com essa atividade? Uma pessoa que trabalha com limpeza é fracassada na vida? Por que achamos que é um trabalho tão vergonhoso?

Há um cena em que Sun Gyeol fala que resolveu trabalhar com limpeza porque gosta do efeito que a limpeza causa nas pessoas. Ninguém quer limpar, mas a limpeza, o asseio, a organização causa um grande bem e dá esperança para as pessoas.

Clichês Coreanos

 

Temos uma série de clichês que amamos:

  • Homem rico x mulher pobre;
  • CEO Arrogante x Garota amigável;
  • Cena da garota bêbada e que precisa ser protegida pelo CEO arrogante (fala sério, nunca ri tanto em uma cena);
  • Coadjuvante bonzinho que se apaixona pela protagonista;
  • Cena da nossa protagonista sendo humilhada perto do protagonista que fica com pena.

Penso que há muitos outros clichês, então, peço que deixe um comentário sobre que outros você percebeu.

 

Kim Yu Jeong

 

Ao assistir o dorama, não há como não lembrar de “Moonlight drawn by clouds”, aquele em que a nossa unnie Kim Yu Jeong faz o papel de uma menina que se veste de erudito e se apaixonada pelo príncipe herdeiro.

Kim Yu Jeong com Oh Sol

Na minha opinião, ela levou “Por agora, limpe com paixão” no braço, pois faz as cenas mais engraçadas do dorama e envolve o telespectador na construção da sua personalidade que é de longe, mais simples comparada com a complexa trama do passado de Sun Gyeol.

Ela é muito versátil como atriz pois suas cenas mais emotivas são muito tocantes, mas não se comparam com as cenas divertidas.

Atores de Peso

 

Embora a história não tenha nenhum opa criado pelos deuses coreanos, não há como não notar os dois atores marcantes que moldam a história.

Ahn Suk Hawn, como o desagradável avô de Sun Gyeol

De um lado, o desagradável avô de Sun Gyeol vivido pelo ator Ahn Suk Hawn (de My Girl, Bridal Mask e Personal Taste). Ele é o responsável pelas torturas de Sun Gyeol e irá dificultar seu romance com Oh Sol mais tarde.

Por outro lado, temos o fofíssimo pai de Oh Sol vivido pelo ator Kim Won Hae (de Me Derretendo pouco a pouco, Enquanto você dormia e Mulher forte Do Bong Soon).

Esses dois atores envolvem-se gradualmente na história e dão peso às interpretações dos demais atores.

 

Se ainda não está convencido a assistir o dorama, assista ao trailer:

Onde assistir?

https://www.viki.com/